CONHEÇA MAIS O GOV.BR
- Reinvent Contabilidade
- 12 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Para facilitar o acesso do cidadão brasileiro aos serviços públicos, o Governo Federal lançou o Portal Gov.br. A medida faz parte do plano de transformação digital.

A ideia é simplificar a vida do cidadão, com apenas um login — o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) .
Serviços que precisam do cadastro ou o login no Gov.br:
Solicitar passaporte;
Meu INSS;
Acesso ao Certificado Internacional de Vacinação;
Carteira Digital de Trânsito;
Carteira de Trabalho digital;
Abertura de empresas.
Esses são apenas alguns dos serviços digitais disponíveis à população.
Aplicativos
Conta única gov.br, na loja Google Play, que já conta com 41 aplicativos migrados, entre eles, a Carteira Digital de Trânsito, o Sinesp Cidadão (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e o Enem.
Administração Pública
Com a digitalização, cerca de 12,5 milhões de atendimentos anuais deixaram de ser presenciais em agências de órgãos públicos, facilitando a vida do cidadão e proporcionando uma economia anual estimada em R$ 936 milhões, sendo R$ 197 milhões para a Administração Pública e R$ 739 milhões para os cidadãos.
Veja o passo a passo de como criar uma conta no Gov.br, assim como realizar o login e recuperar a senha do portal. Confira:
10 passos para cadastrar sua conta no gov.br?
Acesse o portal do gov.br;
Clique em "acessar a sua conta gov.br";
Clique em "crie sua conta";
Informe os seguintes dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail;
Clique em "Não sou um robô" e, após ler os termos de uso, em "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade";
Responda as questões realizadas pelo sistema para validar seus dados;
Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio;
O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso;
Após isso, clique em "criar senha" e pronto! A conta no gov.br pode ser utilizada para o cadastro no Fies, assim como para outros serviços do governo federal.
Como acessar o portal gov.br?
Fez o seu cadastro e quer acessar a sua conta? Veja o que fazer:
Acesse o portal do gov.br;
Clique em "acessar a sua conta gov.br";
Informe o seu CPF e clique em "próxima";
Insira a sua senha cadastrada e clique em "entrar".
Como passos para a recuperar a senha do portal gov.br?
Fez o seu cadastro e não lembra mais a senha? Veja o que fazer:
Acesse o portal do gov.br;
Clique em "acessar a sua conta gov.br";
Informe o seu CPF e clique em "Próxima";
Clique em "Esqueci a minha senha";
Você será direcionado a uma nova página. Nela, informe o seu CPF, clique em "Não sou um robô" e, depois, em "Continuar";
Escolha como você prefere receber o pedido de confirmação: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
Clique em continuar. Após isso, você receberá um e-mail ou SMS com um link para que você possa recadastrar uma nova senha.
Informe seu CPF e a nova senha. Confirme a nova senha e clique em "Criar senha".
Após isso, você receberá a seguinte mensagem "Recadastro da conta de acesso finalizado com sucesso!". Agora, é só utilizar a sua nova senha.
Até o fim de 2020, 1,6 mil sites da administração federal serão migrados para a nova ferramenta. Os primeiros foram o Portal de Serviços, Planalto e Governo do Brasil. Juntos, os três sites recebem cerca de 13 milhões de visitantes por mês.
Conta pra gente aqui se você já conhecia o Portal Gov.br




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