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SAIBA TUDO SOBRE A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

  • Reinvent Contabilidade
  • 19 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

E no nosso bate-papo do Reinventando de hoje, será umas perguntas que fizemos ao nosso colega, Alyson Matheus, que é contabilista e atuante da área do departamento pessoal, sobre carteira de trabalho digital, um assunto muito atual e que ainda gera muitas dúvidas.



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Escute o nosso Bate-Papo




O que é carteira digital?


É a nossa carteira de trabalho, que antes era física e está sendo substituída pelo o formato digital.

Tem como propósito facilitar o acesso às informações e uma maior agilidade na geração dos dados tanto para agente quanto para o governo, deixando o acompanhamentos das informações do trabalhador mais rápido.





É seguro ter essa informações de forma digital?


Tanto é seguro como confiável, pois é algo que você pode acompanhar e verificar se o que foi combinado na hora da sua contratação, tá acontecendo.


A carteira física, as pessoas poderiam perder, o que poderia gerar um grande problema na hora de comprovar informações para sua aposentadoria, mas a digital, já está na base do governo, e ele tem que se responsabilizar por essas informações. Assim como fiscalizar atos de descumprimento da legislação.


As pessoas que nunca tiveram carteira de trabalho, já podem fazer no formato digital?


Sim. É como se fosse um cadastro simples, como esses que fazemos nos bancos digitais, onde será pedido algumas informações e você vai respondendo.


Como nunca teve informações, será apresentado somente dados cadastrais.

Para quem já tem informações na carteira física, o sistema deve puxá-las, o que as vezes pode demora uns 15 dias para aparecer.


Quais os passos para solicitar a carteira de trabalho digital?


Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.


Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual do seu celular, diponivel para Android e IOS. Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/


baixe o passo a passo




Quem tem a carteira física, deve guardar?


Sim. Para comprovar alguma divergência de informações antes de 2009, pois como qualquer sistema pode aparecer falhas como dificuldades de sincronizações com informações muito antigas. Mas não se preocupe, pois o sistema está sendo constantemente aperfeiçoado e atualizado.


A carteira de trabalho terá um novo número na digital?


O número da carteira, será o seu CPF, pois o Ministério da Economia pretende unificar todos os documentos no número do CPF, com o propósito de ter apenas um número geral para o cidadão e reduzir as exigências para verificação das informações declaradas pelo os cidadãos.


Quais os benefícios já estão disponíveis?


  • Consultar as informações de qualificação civil;

  • Verificar dados de contratos de trabalho;

  • Seguro-desemprego;

  • Apresentação de recurso contra eventual indeferimento;

  • Acompanhamento do Programa de Manutenção do Emprego e do Abono Salarial.

Outros serviços serão acrescentados, na medida que o aplicativo receber novas versões de atualizações.


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