FLUXO DE CAIXA SIMPLES
- Reinvent Contabilidade
- 20 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2020
Todo negócio, precisa manter um controle das suas finanças de forma simples e clara sobre o que recebe e o que gasta em seu empreendimento.

Para saber se sua empresa mantém um resultado positivo não basta apenas pegar o faturamento do mês e diminuir os gastos da empresa, é necessário o registro de todo o movimento financeiro de forma regular e segura.
ENTENDA O QUE É RECEITA
Para começar, precisamos entender o que é uma receita. A receita é tudo aquilo que você arrecada, a título de recebimento pela venda de um produto ou prestação de um serviço. Portanto, a receita representará todas as entradas de recursos que ocorreram na sua empresa em determinado período. Então, receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial. ENTENDA O QUE É DESPESA
Já as despesas são os gastos para se manter funcionando, afinal para prestar um serviço ou vender um produto você precisa de recursos não é mesmo? Contas de luz, de água, pagamento de funcionários, aluguel de ponto comercial e etc. Esses são exemplos de despesas da sua empresa.
O QUE É FLUXO DE CAIXA? É um instrumento simples de gestão no qual se controla a entrada (receita) e a saída (despesa) de forma diária, semanal ou mensal, sendo que quanto mais frequente for esse registro, menor a margem de erro no saldo de caixa, garantindo melhor análise do potencial de crescimento da sua atividade. Além disso é importante manter o controle das despesas, das maiores até as menores, para que não haja erros na obtenção dos resultados ao fim de um período determinado. Estar ciente dos lucros da sua empresa, é importante para que você saiba analisar melhor ações necessárias ao crescimento e desenvolvimento do seu empreendimento. Ou seja, é necessário implantar ações como: criar novos produtos, gerar novas vendas, reduzir custos e despesas e assim, garantir o sucesso do seu sonho.
PORQUE IMPLEMENTAR O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA? Imagine que você decide proporcionar uma semana de promoções da sua loja e obteve durante este período uma receita de R$100,00. Ao comparar os resultados, notou que as despesas relacionadas a este produto foram de R$98,00, sendo assim seu lucro não foi eficiente, chegando muito perto do Vermelho. Este exemplo ajuda a entender a importância de manter um controle financeiro sobre sua empresa para evitar situações de risco no caixa, proporcionando benefícios, tais como: - Prevenção, planejamento e controle do que entra e sai do caixa regularmente; - Antecipação quanto a decisões relacionadas ao dinheiro que falta ou sobra neste período; - Identificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira, para possivelmente realizar melhorias no serviço da própria empresa; - Avaliar se os gastos serão cobertos de acordo com o recebimento dos produtos vendidos/serviços oferecidos e ter informações para realizar um ajuste nos preços; - Identificar a possibilidade da realização de promoções ou liquidações; - Determinar se os recursos da empresa serão suficientes para continuar mantendo o negócio ou se será necessário buscar um financiamento externo.




Gostei do conteúdo simples e direto 😄